top of page

5 Dicas para personalizar seu apartamento alugado sem perder o investimento!

  • Foto do escritor: Elouise Busso
    Elouise Busso
  • 4 de out. de 2021
  • 4 min de leitura

Alugar um apartamento é um passo muito legal da vida adulta! Ter um espaço só seu para descobrir sua rotina e ter a liberdade de escolher seus móveis e decorar é superdivertido, mas muitas vezes os novos moradores se deparam com uma questão importante: “Como personalizar meu espaço se pode ser que eu tenha que entregar o apartamento daqui a um tempo?? Não estarei desperdiçando dinheiro???”


Esse questionamento é super válido!!! Cada peça de decoração ou mobiliário que compramos foi conquistada com muito trabalho e dedicação, e não faz sentido deixar tudo isso para trás quando resolvemos nos mudar, seja qual for o motivo.


Com isso em mente, o Arq.EA elaborou essa lista de dicas práticas, com referências e sugestões de como personalizar o apartamento alugado de forma bem pensada e criativa, para deixar o seu novo espaço com a sua cara sem grandes investimentos e sem ter que deixar algo para trás quando chegar o momento de seguir para um próximo lar!! Vamos lá??

1. Revestimentos de parede. Começando pelo mais básico, as paredes. Diferente de alterações de pisos, que geralmente precisam de grandes reformas para serem alterados, as paredes possuem algumas alternativas interessantes de personalização que podem até serem feitas pelo próprio morador. Levando em consideração que muitos proprietários já exigem uma pintura para a devolução do apartamento pelo inquilino, a personalização das paredes pode ser feita e desfeita sem grandes prejuízos por parte do morador. E isso não precisa incluir pintar o apartamento inteiro com diversas cores como podemos ver abaixo, acrescentar detalhes coloridos, grafismos ou papel de parede do tipo adesivo em alguns pontos estratégicos do seu apartamento pode mudar totalmente a aparência dele! O segredo é escolher uma paleta de cores que você goste e seguir nessa lógica para não “bagunçar” a aparência.


Acima, três exemplos de personalização de paredes, a primeira foto uma pintura gráfica como cabeceira em amarelo, da Suvinil. Na segunda uma composição de cores para uma parede de destaque, da Coral. Por ultimo um modelo de papel de parede adesivo com padrão cimento queimado, da Papel Decor.


2. Mobiliário Pronto. Na hora de comprar o mobiliário para sua casa, evite comprar peças que tenham dimensões específicas para caber exatamente no apartamento que você está alugando. Prefira opções que fiquem “soltas” no ambiente e que tenham dimensões padrão ao invés de dimensões personalizadas. Por exemplo, abaixo vemos um layout de uma sala de estar. Pelas dimensões disponíveis para o sofá e o rack da tv os moradores poderiam escolher peças de 2,50m de largura. Porém, ao invés de comprar especificamente para essa sala, escolher peças menores garante a flexibilidade se um dia você tenha que se mudar para uma sala que tenha, por exemplo 2,30 m de largura...


Nas opções de layout acima, temos primeiro os móveis ocupando toda a dimensão disponível nesse apartamento, feitos sob medida. Apesar de funcionar, caso o morador tenha que se mudar e sua nova sala tenha 20 cm a menos, esses móveis já não caberão .Na segunda imagem, um layout com a mesma funcionalidades, porem com móveis menores e mais flexíveis em caso de mudança.


3. Decoração. Na hora de escolher a decoração para seu novo apartamento, as limitações ficam menores. Tente se manter na paleta de cores escolhida e a dica das dimensões do mobiliário vale por aqui também! Almofadas, quadros, tapetes, peças de artes, tudo isso pode ser pensado mais livremente para deixar tudo do seu jeitinho. Evite decorações fixas, como espelhos colados na parede por exemplo, hoje em dia existem diversos modelos que podem ser apoiados no chão e são apenas encostados na parede. Abaixo temos alguns exemplos interessantes!


Na hora de decorar, solte a criatividade, mas prefira peças que não são fixas na parede. Da esquerda para a direita, composição de quadros da Go Quadros, Espelho de piso Alagoas da MadeiraMadeira e composição de almofadas da Tok&Stok



4. Iluminação. Um aspecto muito importante na ambientação da sua casa é a iluminação. Ao mesmo tempo, a personalização desse item pode sim requerer reformas e investimentos maiores. Dessa forma trouxemos para vocês algumas alternativas de luminárias que podem criar um clima diferente sem quebra-quebra e o melhor, você pode levar com você para a próxima casa sem problemas! Abaixo temos as luminárias de piso, que podem ser muito interessantes acima de uma mesa de jantar por exemplo, ou em um cantinho de leitura. Temos também alguns modelos de arandelas que funcionam como um abajur, onde a ligação da luminária acontece através de uma tomada tradicional e com um botão interruptor, mas a instalação da luminária é na parede, uma forma simples de criar uma iluminação indireta e super aconchegante e que pode ser facilmente retirada mais tarde.


A iluminação faz toda a diferença na ambientação da sua casa. As opções de luminárias acima, você pode facilmente levar com você em uma eventual mudança. Da esquerda para direita: Luminária em aço da Yamamura, Arandela com fio da Trybo Design e Luminária de piso em aço e mármore da Tok&Stok


5. Pontos elétricos. Por último, mas não menos importante, os pontos elétricos. Essa é uma personalização que faz diferença na praticidade do dia a dia, mas requer muito quebra-quebra.... Viemos então mostrar algumas opções novas no mercado que podem te ajudar a multiplicar os pontos elétricos existentes, sem grandes reformas e com muito estilo, além de você poder colocar dentro da mala se um dia precisar mudar, claro!


Quem disse que uma régua de tomadas precisa ser aquela coisa feia e desajeitada?? Da esquerda para a direita, Régua em madeira da Le Romarin, Extensão de tomada da Cosí Home e régua em metal e madeira da Veromobili.


Seguindo essas dicas, seu apartamento alugada vai ficar com a sua cara!! Se você quiser um projeto mais personalizado, com paletas de cores e materiais que estão sempre na moda, vem conversar com o Arq.EA!

 
 
 

Comentários


  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest

©2020 por Arq.EA

bottom of page