top of page

Canto Alemão: Vale a pena ter um na minha casa?

  • Foto do escritor: Elouise Busso
    Elouise Busso
  • 28 de abr. de 2021
  • 3 min de leitura

O tema do post de hoje é conhecido de quase todos: O famoso Canto Alemão! Essa forma de se organizar um espaço para o consumo das nossas refeições está cada vez mais popular por diversas razões, desde o apelo estético até suas múltiplas funções e conforto do usuário. Dessa forma vamos falar um pouco sobre a história, vantagens e desvantagens de escolher esse tipo de layout e a ergonomia para você poder criar um canto alemão superconfortável na sua casa!!!


O canto alemão surgiu, pasmem, na Alemanha, (😂) na década de 1910. Inicialmente esse tipo de mobiliário não era direcionado a residências, mas sim a bares e restaurantes, como uma forma de otimizar o espaço e maximizar o número de consumidores em volta de uma mesa. Afinal, para o dono desses comércios, quanto mais pessoas dentro do espaço, maior seriam os números em vendas e mais o estabelecimento prosperaria. Não é difícil imaginar essa situação em um bar ou restaurante mesmo hoje em dia! Quem nunca se juntou aos amigos em 8 pessoas quando na mesa só caberiam 4?? (Saudades, Aglomeração). Essa é a principal característica do canto alemão e motivo de seu sucesso, pois as residências começaram a aplicar esse conceito em suas cozinhas e salas de jantar para também poder receber mais pessoas em casa sem ter que comprometer um espaço muito grande da casa para mesas de jantar grandes e inúmeras cadeiras que no dia a dia não seriam utilizadas.


Como toda escolha de layout, o canto alemão possui vantagens e desvantagens que podem te ajudar a determinar se esse conceito será útil para a sua casa. A principal vantagem, como já mencionado acima é que você pode flexibilizar o número de pessoas em volta da mesa sem sacrificar mais espaço para tal. Isso, combinado ao fato de que você não precisa deixar o espaço para a cadeira se movimentar em relação a mesa, já que a posição do banco e da mesa geralmente são fixas, acabam maximizando o uso do espaço. Outras vantagens incluem acrescentar espaço de armazenamento na sala de jantar, (um lugar em que normalmente não haveria nenhum) através da adição de um baú no banco. Um maior apelo estético também é uma vantagem, visto que a mistura de elementos como o banco e as cadeiras, diferentes tecidos e estofados podem enriquecer a composição da sua sala de jantar e torna-la mais atrativa.


Como nem tudo são flores, existem alguns pontos de atenção importantes nos quais se deve pensar antes de se optar por um canto alemão em sua casa. O principal deles na verdade diz respeito justamente a questão do espaço. Se sua casa possui 4 pessoas, por exemplo, e normalmente vocês não recebem muitas visitas ou festas, de forma que a flexibilização do número de pessoas em volta da mesa não é muito importante para você, ter um canto alemão na verdade pode te roubar espaço. Uma mesa com 4 cadeiras pode sim ser uma composição mais “enxuta” para sua sala de jantar. Outra questão importante é que, geralmente o canto alemão é uma peça feita sob medida, com diversos elementos que precisam ser desenhados e encomendados para se adequarem ao seu espaço. Dessa forma seu preço e prazo são normalmente maiores do que um layout mais tradicional composto por mesa e cadeiras, que muitas vezes pode ser comprado a pronta entrega.


“Ok! Já pensei em tudo isso e realmente acredito que o canto alemão é a melhor escolha para a minha casa! ” Maravilha! Nesse caso vamos para algumas dicas importantes de como fazer um canto alemão ergonomicamente correto, para promover todo o conforto possível para sua família e amigos! Com relação as dimensões, segue abaixo um guia prático de tamanho de mesa x quantidade de lugares para você pensar no seu espaço e qual dessas opções seria mais adequada a você!



ree


Uma vez decidido o tamanho dos assentos, é importante pensar em sua ergonomia. Abaixo temos as dimensões medias para uma pessoa de 1,70 cm. As alturas chave são do chão até o assento, espaço disponível para o assento de fato e a inclinação do encosto. Acertando esses 3 itens a garantia de um canto alemão agradável é grande!



ree

Por último, mas não menos importante, a escolha da mesa. A dica para garantir um maior conforto aos usuários do canto alemão é escolher um modelo de mesa com pé central. Assim o pé não atrapalha a pessoa que sentar na frente dele e quando as pessoas entrarem no canto, com aquele movimento característico meio de lado, elas não irão chutar os pés da mesa. Abaixo alguns modelos bem coringa de mesas com pé central, para ajuda-los na escolha:

E essas foram as nossas dicas de hoje! Quem aí quer colocar um canto alemão em casa hoje mesmo, levanta a mão!!!

 
 
 

Comentários


  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest

©2020 por Arq.EA

bottom of page