top of page

Mudroom - O hall de entrada para a nova rotina

  • Foto do escritor: Elouise Busso
    Elouise Busso
  • 30 de mar. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 19 de abr. de 2024

Nos últimos meses, muitos hábitos antigos mudaram e muitos hábitos novos surgiram... isso é uma consequência direta da nossa nova forma de enxergar o mundo pós-covid. (E digo “pós-covid” como um tempo após o conhecimento de sua existência, já que essa pandemia não está muito perto do seu fim).


Um habito que surgiu aqui em casa, e tenho certeza que em várias outras casas também, foi o de tirar os sapatos ao chegar em casa. Dessa forma deixamos a sujeira da rua do lado de fora e nos sentimos confiantes de que nossas casas estão mais limpas e seguras. Com o tempo, acabamos extrapolando esse conceito, muitas vezes deixando bolsas e mochilas em um cantinho específico, para não espalha-las pela casa, penduramos mascaras em porta-chaves e ganchos de roupas, etc... tudo com a higiene e segurança em mente, mas quem não se irritou em algum momento com aqueles 5 pares de sapatos espalhados logo na entrada da casa? Ou colocou uma bolsa no chão porque as mochilas das crianças não deixaram sobrar espaço??

Dessa maneira, nossas casas também tiveram que se adaptar à nova realidade em que vivemos, e assim um velho conhecido dos arquitetos e designers de interiores tomou o Brasil: O mudroom.



ree

O termo “mudroom” vem das palavras “mud” ou lama, e “room” de quarto ou ambiente, ou seja, “quarto da lama”. Esse ambiente surgiu principalmente em zonas rurais e de frio intenso com neve e chuva, principalmente Europa e América no Norte. Nesses lugares a neve e chuva misturadas com o solo terroso acabavam criando muita lama que gruda nos sapatos e casacos e, na intenção de não deixar toda essa sujeira entrar em casa, o primeiro ambiente da casa ligado a porta de entrada era o mudroom. Principalmente devido a sua praticidade e organização, esse ambiente começou a surgir em lugares mais quentes, pois era uma forma de organizar a bagunça de quem vem da rua (bolsas, casacos, mochilas etc..) e deixar a casa mais limpa, evitando a sujeira arrastada pelos sapatos para dentro de casa.


Esse conceito hoje em dia se aplica a lares de todo o mundo por um motivo bem diferente de neve ou chuva... mas é importante sabermos que já existe uma solução adequada para as nossas necessidades, e é possível atingi-la sem grandes investimentos. A forma mais simples de se organizar um mudroom em casa é comprando um móvel pronto que atenda as nossas principais necessidades: um lugar para sentar e poder colocar e tirar sapatos, um lugar para armazena-los de forma organizada e algum espaço para pendurar bolsas e mochilas. Aí vão algumas sugestões que temos hoje no mercado:






Combinando esses itens a uma pintura diferente e alguns objetos decorativos você já tem um mudroom incrível! Ele pode ser feito no hall de entrada do seu apartamento (caso ele seja privativo) ou em um espaço próximo a porta de entrada da sua casa.


Outra forma para se obter um ambiente desses pode ser fazendo uma marcenaria sob medida. A grande vantagem desse tipo de reforma é que o móvel pode ser feito para se adequar perfeitamente as necessidades da sua família e do seu espaço. Abaixo temos um mudroom que projetamos recentemente aqui no Arq.EA, em um apartamento para um casal com uma filha pequena.


ree

Quer uma ajuda para pensar em um Mudroom para a sua casa? vem conversar com o Arq.EA! Podemos te ajudar com um projeto sob medida como esse ou com uma consultoria para uma intervenção mais simples.

Comentários


  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest

©2020 por Arq.EA

bottom of page